FacebookTwitterGoogle+Linkedin
Trago x Trazido
Prólogo

Numerosas cambulhadas são feitas com as formas verbais TRAGO e TRAZIDO, TRAZER e TRAGAR, TER e HAVER.

Posso dizer que “eu tinha trago o carro para a garagem”?
É melhor falar que “eu tinha chegado” ou que eu “havia chegado”?
Ouvi uma pessoa dizendo que “havia chego atrasado ao trabalho” e isso doeu nos meus tímpanos. Eu sou um fresco que reclama de tudo ou existe algo de errado nessa construção gramatical?

Você vai saber disso, agora mesmo, em mais uma dica gramatical do Mingau Ácido.

Dicas gramaticais do Mingau Ácido

Trago X Trazido – Trazer X Tragar – Ter X Haver

Mingau Ácido (Marcelo Garbine)

1 - Assim como o verbo trazer, o verbo chegar também só aceita o particípio irregular, portanto "eu havia chego" NON ECSISTE.

2 - O particípio é utilizado em conjunto com o verbo auxiliar para substituir o verbo conjugado: na frase “Eu havia trazido”, "haver" é o verbo auxiliar.

3 – No exemplo do slide, empregou-se o verbo ter como auxiliar: “eu tinha trazido”. Pela norma culta, o correto seria utilizar o verbo haver: “eu havia trazido” porque – via de regra – o verbo ter dispõe o sentido de possuir: “Eu tenho a chave dessa porta”. Contudo, como o verbo ter, no sentido de haver, foi popularizado, acabou sendo gramaticalmente aceito.

4 – É claro que a frase abaixo do exemplo, no slide, “Fumo, mas não trago o cigarro”, é um chiste, pois, nesse caso, “trago” não é a conjugação do verbo trazer no presente do indicativo e sim a conjugação do verbo tragar, igualmente, no presente do indicativo.

5 – Podemos construir uma frase utilizando-se os verbos trazer e tragar, ambos no presente do indicativo: “Eu trago o cigarro que trago”. Qual dos dois “tragos” é derivado do verbo trazer e qual advém do verbo tragar? Tanto faz, você pode escolher. Fica a critério do freguês. Você pode trazer o cigarro e tragar ou tragar o cigarro que trouxe.

6 – O ministério da saúde adverte: quem fuma, mas não traga, é Marta Suplicy.

Mingau Ácido (Marcelo Garbine)
Clique sobre a imagem para ampliá-la

* Deixe o campo sem preencher para comentar como Anônimo.